sábado, 21 de maio de 2011

MISSÕES URBANAS


Missionários Urbanos em 30 segundos
            Dois exemplos saltam aos nossos olhos. O primeiro é o relato do endemoniado da cidade de Gadara (Lc 8:26-39). Sabedores que o Mestre o libertou de uma legião de demônio, a nossa atenção recai sobre o pedido daquele homem para ser um discípulo, um “seguidor de tempo integral” de Jesus (Lc 8:38). Em nossas igrejas, qualquer novo convertido que pedir autorização para ser um pregador, será recomendado a esperar um pouco, freqüentar a igreja, assistir várias aulas de doutrina etc. Todavia, a atitude de Jesus surpreende a todos, e em particular a nós, pastores. Pasmem! Jesus negou o pedido de ter aquele homem como seu discípulo junto a ele. Isto mesmo, o Senhor ao invés de permitir tê-lo em sua companhia e aprendendo a sua doutrina, optou por transformar o novo convertido em missionário em apenas 30 segundos. Eis as palavras do Mestre: “Volta para casa e conta aos teus tudo o que Deus fez por ti...” (Lc 8:39). Poderíamos pensar que ele seria um missionário fiasco, afinal seu preparo teológico foi quase zero. Porém, o relato bíblico nos revela que ele anunciou “por toda a cidade, todas as coisas que Jesus lhe tinha feito” (Lc 8:30 – itálico meu). Note bem, a verdade bíblica aqui apresentada é que a responsabilidade de falarmos de Cristo começa no vero início da vida cristã, algo que deve acontecer logo, imediatamente após a conversão. O novo convertido pode não saber as verdades da Bíblia, o corpo doutrinário ou a tradição da igreja, contudo ele pode testemunhar da sua conversão, todo crente pode e deve.
O segundo relato é análogo ao primeiro, trata-se da conversa de Jesus com a mulher de uma cidade da Samaria (Jo 4:19-30 e 39-42). Naquele caso não foi preciso nem que o Senhor mandasse que ela testemunhasse do seu encontro com ele. A mulher ao crer em Jesus como o Deus Eterno (Jo 4:26-28), deixou o seu cântaro ao lado do poço e voltou rápido para a cidade, falando do Cristo que havia encontrado. Resultado? “Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher...” (Jo 4:39 – itálico meu). Creio que se faz urgente repensarmos e refazermos a nossa estratégia para transformar novos cristãos em missionários. Um novo convertido possui uma das maiores redes de relacionamentos com pessoas que precisam da salvação em Jesus, e o mestre os transformava em missionários em apenas 30 segundos.

4 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Nossa muito bom essa......... ai sim se for assim haveria mais salvaçao e o Reino de Deus estaria bem maior PIOR Q HJ É MUITA BUROCRACIA PRA SER ATE PARA CUIDAR DO ESTACIONAMENTO DA IGREJA Q DIRA SER UM PASTOR

    ResponderExcluir
  2. EU DISCORDO ACHEI Q FOI MEIO SEM ANALISAR MELHOR O TESTO

    ResponderExcluir
  3. Meus amigos o testemunho de vida é maior pregação do evangelho.
    O que Jesus nos Transforma é o que precisamos pregar!

    ResponderExcluir